Artigos
18 agosto 2021

Pescarias preocupantes

Tempo de leitura: 10 min
O sector das pescas é uma fonte vital para a alimentação, emprego e desenvolvimento económico e social. Assiste-se, contudo, à proliferação da sobrepesca, pesca ilegal, não regulamentada, que é uma ameaça a esta actividade e deve ser combatida.
Carlos Reis
Jornalista
---

A pesca é uma fonte vital de alimento, emprego, recreação, comércio e bem-estar económico para as pessoas em todo o mundo. Com a população global crescente e a fome persistente, o peixe emergiu como um bem importante para alcançar a segurança alimentar. No entanto, os esforços da comunidade internacional para garantir a sustentabilidade da pesca estão a ser seriamente comprometidos por actividades de pesca ilegais, não declaradas e não regulamentadas (pesca INN).

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que as actividades pesqueiras ilegais, não declaradas e não regulamentadas são responsáveis pela perda de 11 a 26 milhões de toneladas de peixes a cada ano. Para reduzir este impacto, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas exortam a comunidade internacional a «regular efectivamente a captura e acabar com a sobrepesca, a pesca INN e as práticas de pesca destrutivas».

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Setembro 2021 - nº 716
Faça a assinatura da Além-Mar. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.