Aventura da Fé
07 julho 2025

O santo que inspira Leão XIV

Tempo de leitura: 2 min
Aurélio Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste (atualmente chama-se Souk Ahras e pertence à Argélia), no norte de África. Na época, a região era dominada pelo Império Romano.
---

O seu pai, Patrício, era funcionário romano, e a sua mãe, Mónica, era uma cristã piedosa e fervorosa (canonizada em 1430) que lhe ensinou a fé cristã.

Agostinho era um jovem inquieto, ambicioso e muito estudioso. Lia os poetas e prosadores latinos. Estudou música, física, matemática e filosofia.

Em 371, transferiu-se para Cartago e ali deixou-se cativar pelo esplendor das cerimónias em honra dos deuses protetores do império.

Em 373, nasceu Adeodato, filho da sua relação com uma cartaginesa.

Durante três anos, estudou retórica, e dedicou-se ao estudo da Bíblia, mas ficou desiludido. De volta à sua cidade natal, abriu uma escola particular onde ensinava gramática. Fez o mesmo em Cartago, até que, em 383, partiu para Roma e, ano seguinte, foi nomeado mestre de retórica em Milão.

A inquietude era um estado de ânimo permanente na vida de Agostinho. Embora tivesse sido educado como católico, aderiu a doutrinas religiosas não-cristãs.

No verão de 386, depois de ouvir a história da vida de Santo Antão do Deserto por Placiano e seus amigos, Agostinho converteu-se. Foi falar com o bispo Ambrósio e encontrou respostas para algumas das suas dúvidas. Aceitou a Jesus Cristo e, no ano seguinte, ele e seu filho Adeodato receberam o batismo. Em 388, regressou definitivamente a Tagaste. Sofreu a morte da mãe e, pouco depois, a do filho. Vendeu os bens recebidos em herança, distribuiu o dinheiro entre os pobres e, com os seus amigos Alípio e Ovídio, fundou um mosteiro.

Em 391, foi ordenado presbítero em Hipona, região africana do Império Romano, pelo bispo Valério. Em 396, foi ordenado bispo, sucedendo a Valério. E foi um dos mais distintos pensadores sobre a doutrina da Igreja Católica. Deixou 93 obras – como Confissões, a sua autobiografia – além de 270 cartas e inúmeors sermões.

Morreu em Hipona, no dia 28 de agosto de 430. Foi reconhecido como santo por aclamação popular após a sua morte. É comemorado a 28 de agosto.

 

BREVE CRONOLOGIA

354 Agostinho nasce em Tagaste, norte de África

386 Após conversa com o bispo Ambrósio, recebe o batismo cristão

391 É ordenado presbítero

396 É ordenado bispo

430 Morre em Hipona (atualmente Annaba, na Argélia)

1292 É declarado Doutor da Igreja pelo Papa Bonifácio VIII

Partilhar
Tags
santos
---
EDIÇÃO
Julho e Agosto 2025 - nº 642
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.