Aventura da Fé
23 setembro 2021

O que significa «dominar a Terra»?

Tempo de leitura: 4 min
Dominar a terra não quer dizer fazer com a Natureza aquilo que se quiser.
---

O tablet toca e a turma da catequese faz silêncio para prestar atenção à conversa.

«Olá, amigos! Como estão? Eu sou João, filho de Zebedeu. Sou um dos discípulos de Jesus. E quero contar-lhes um episódio: “Tínhamos deixado Cafarnaum. Eu aceitara o convite de Jesus para O seguir. Sabia bem que queria andar com Ele. Sentia que Ele me levava a um caminho de felicidade profunda. Mas… de que é que iríamos viver? Agora eu já não podia ir pescar. Não tinha peixe para trocar por outras coisas ou mesmo por dinheiro. A minha roupa tinha ficado lá em casa. Tudo isto começava a provocar-me assim como que um nó no estômago… Procurava disfarçar para que Jesus não desse conta. Quer dizer, eu pensava que Ele não se apercebia. Mas bem me enganava!

Um dia em que estávamos todos a descansar, Jesus veio sentar-se ao pé de mim. ‘João, porque é que andas tão preocupado? Porque é que te preocupas com a vida, com o que hás de comer, ou com o que hás de vestir?’ Retorqui: ‘Mestre, como é que sabes?’ Jesus continuou: ‘Já reparaste nos corvos que estão ali naquele campo? O que é que fazem para ter alimento? Nada. As aves nem semeiam, nem colhem, mas têm sempre alimento. Deus alimenta-as! E tu, João, não és mais importante para Deus do que as aves?’

Concordei: ‘Sim. Diz o livro do Génesis que Deus disse ao homem para dominar sobre as aves dos céus.’

Jesus acrescentou: ‘Então, se Deus cuida assim das aves, quanto mais não fará por ti? O Pai sabe de que é que precisas! A tua preocupação não vai acrescentar nada. Confia nele. Procura o Reino de Deus com sinceridade. Terás aquilo de que precisas realmente!’

Deus pensa em nós

Nesta altura senti que o meu interior se elevava até Deus. Entrava em oração. As palavras do salmo 104 começavam a ecoar em mim. Jesus rezou comigo: “Fazes germinar a erva para o gado e as plantas úteis para o homem, para que da terra possa tirar o seu alimento… todos esperam de ti que lhes dês comida a seu tempo. Dás-lhes o alimento que eles recolhem, abres a tua mão e saciam-se do que é bom.”

Dominar a Terra

Enquanto rezava, veio outra pergunta ao meu espírito: ‘Jesus, o que quer dizer dominar a terra? Se Deus cuida de todas as criaturas, porque é que nos ordenou que as dominássemos?’ Respondeu-me Ele: ‘Dominar a terra não quer dizer fazer com a Natureza aquilo que se quiser. Os homens que têm escravos dominam-nos e fazem deles o que querem. Mas a Natureza não é escrava do homem. A Natureza é também criação de Deus. O que é que diz também o livro do Génesis acerca do homem e da mulher?’ – perguntou-me Jesus. ‘Diz que Deus criou o ser humano à sua imagem’ – respondi. ‘Isso quer dizer que o ser humano é parecido com Deus. Então, Deus quer que as pessoas dominem a Natureza tal como Ele faz, amando-a e cuidando dela’ – esclareceu-me Jesus. E conclui: ‘Dominar a Natureza é amá-la e valorizá-la. Não é destruí-la.’

Jesus continuou a explicar-me: ‘A Natureza tem valor em si mesma. As pessoas devem respeitar as suas características, o seu ritmo. Lembras-te quando pescavas no lago da Galileia? Nem sempre havia peixe! Mas, quando havia, chegava para todos! Sabes, João, Deus fez a Natureza como um grande jardim, no qual há recursos para todos os seres vivos, de todos os tempos, do mais minúsculo ao mais gigante. Se as pessoas forem capazes de administrar bem este jardim, nunca faltará alimento para ninguém em nenhuma parte do nosso planeta!’»

Amigos, experimentem rezar o salmo 104. Digam-me o que sentem e concluem. Um forte abraço.»

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.