A Abrir
01 junho 2022

Heróis da ecologia

Tempo de leitura: 2 min
A Natureza, um dom de Deus para todos nós, precisa de ser respeitada e preservada.
Bernardino Frutuoso
---

Há dias, li a história de Inna Modja. Ela é natural do Mali e desde pequena sentiu as consequências das alterações climáticas. Pensou, por isso, em ter uma voz ativa e colaborar para mudar a situação. Participa no projeto The Great Green Wall (A Grande Muralha Verde), uma iniciativa que visa plantar milhares de árvores no continente africano numa tentativa de travar as alterações climáticas. Para dar voz à defesa do meio ambiente, Inna tornou-se cantora, compositora e uma contadora de histórias sempre com um tema comum – a Natureza.

Inna é uma das heroínas na proteção da Natureza do nosso tempo. Como ela, todos devemos comprometer-nos em cuidar o nosso planeta. É o que nos lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente, que comemoramos no dia 5 de junho. A Natureza, um dom de Deus para todos nós, precisa de ser respeitada e preservada. Indico, por isso, duas dicas para cuidarmos a nossa Casa Comum.

A primeira dica é o convite a praticar os três erres da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar. Reduzir consiste em ter um consumo mais consciente, diminuindo o desperdício, a emissão de gases poluentes e poupando os recursos naturais (por exemplo, fechar a torneira e desligar interruptores quando desnecessários); reutilizar é saber reaproveitar os produtos, dando-lhes uma segunda vida (por exemplo, doando roupas, livros ou brinquedos que já não necessitamos); reciclar é a transformação de um produto que já não vai ser usado num novo produto ou matéria-prima, por isso a importância de separar os resíduos nas nossas casas e depositá-los nos ecopontos corretamente (plásticos e metais no contentor amarelo, papel e cartão no contentor azul, vidro no contentor verde).

A segunda dica é o convite a desenvolver atividades na Natureza: realizar passeios no parque ou nos trilhos que existem em tantos lugares; visitar jardins botânicos para aprender mais das plantas; participar em alguma campanha de uma organização ecologista (por exemplo, limpar o lixo na praia).

Pondo em práticas estas dicas, e outras que já conheces, somos todos heróis da ecologia.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.