A Abrir
01 maio 2026

Prendas de amor

Tempo de leitura: 2 min
A bonita capa deste mês lembra-nos que em maio celebramos o Dia da Mãe. Uma oportunidade para agradecer a Deus pela nossa mãe, oferecer-lhe um presente e, sobretudo, comprometer-nos a expressar-lhe a nossa gratidão e amor.
Bernardino Frutuoso
---

As maiores de todas as prendas não são materiais, mas são feitas de gestos e comportamentos — vê as páginas 46-47 em que os amigos da turma do João e da Maria apresentam algumas propostas.

As nossas mães são as melhores do mundo e nem sempre o expressamos. Por isso, podemos assumir como nossas estas palavras do escritor José Luís Peixoto:

«Mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses / as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz. / sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente. / pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste / tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te / desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente. / às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo, a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia / mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz. / lê isto: mãe, amo-te.»

Maio é também o mês de Maria, a nossa mãe comum. Ela é a mãe de Jesus que, aos pés da cruz, recebeu a missão de acolher e ser mãe de todos os seguidores de Jesus (lê o evangelho de São João, capítulo 19, versículos 26-27). Por isso, o Papa Francisco disse em Fátima em 2023: «Temos Mãe!» Esta maternidade espiritual expressa-se no seu amor para com todos os discípulos de Jesus. No nosso caminho diário de batizados e amigos de Jesus, Ela não nos deixa sós, mas sempre nos acompanha, cuida e protege, como fazem as mães. Agradecemos a sua presença amorosa e fortalecemos a relação de carinho com a nossa querida Mãe do Céu.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Maio 2026 - nº 650
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.