A Abrir
01 novembro 2022

Vivam os santos!

Tempo de leitura: 2 min
Como lembra o Papa Francisco, há muitos santos que vivem perto de nós, «na porta ao lado».
Bernardino Frutuoso
---

Certamente já ouviste falar de Jacinta e Francisco Marto, os santos pastorinhos de Fátima. Eles distinguiram-se no seguimento de Jesus e no serviço ao próximo, e foram reconhecidos pela Igreja como pessoas que viveram o Evangelho com uma fidelidade exemplar. No entanto, há muitos cristãos que viveram uma vida de santidade e não foram beatificados ou canonizados (sabe mais sobre o tema na página 58). A Igreja celebra-os a todos no primeiro dia do mês de novembro, Festa de Todos os Santos.

Mas, quem são os santos? O Papa Francisco explica que são as pessoas que viveram as bem-aventuranças propostas por Jesus (lê Mateus 5, 3-12 ou Lucas 6, 20-23). Essas palavras de Jesus são, podemos dizer, o cartão de identificação de todos os discípulos de Jesus. Por isso, como lembra o papa, há muitos santos que vivem perto de nós, «na porta ao lado». São cristãos como nós, que se esforçam para ser bons discípulos de Jesus, «que respondem ao mal com o bem, têm a coragem de amar os inimigos e rezar por eles». Crianças, jovens, homens e mulheres que, sem fazer muito barulho ou publicidade, oferecem testemunho do Amor e estendem a mão com generosidade aos mais pobres (como o fez o P.e José Ambrosoli, beatificado no dia 20 deste mês, que ilustra a capa e cuja vida podes conhecer nas páginas 26-35).

Todos os batizados somos chamados a percorrer esse caminho de plenitude, caminhando com Jesus, fazendo o bem no nosso dia a dia, peregrinando com fé, esperança e amor para a meta final: a comunhão com Deus na vida eterna.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 626
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.