A Abrir
01 setembro 2019

Conhecer África

Tempo de leitura: 1 min
A agenda Audácia deste ano escolar 2019-2020 propõe-te um desafio: fazer uma viagem cheia de aventuras e aprendizagens por África.
Bernardino Frutuoso
---

Ao longo do nosso roteiro vamos descobrir a riqueza cultural dos seus habitantes, a beleza do seu território – savanas, desertos, montanhas, praias, rios, lagos – e a grande diversidade de flora e fauna existente nestas terras.

África tem muitos recursos naturais, como, por exemplo, diamantes, ouro e petróleo. A exploração dessas riquezas origina, com frequência, conflitos sociais e armados, como os que existem na RD do Congo, país que tem as maiores reservas mundiais de coltan (mineral usado nos condensadores dos dispositivos eletrónicos, nomeadamente os telemóveis). Além disso, os benefícios que se obtêm não são, muitas vezes, usados para o desenvolvimento humano, a superação da pobreza, a promoção da saúde ou da educação. No entanto, os africanos não perdem o otimismo, a alegria, a esperança e a vontade de lutar por uma vida melhor.

Vamos à descoberta de África durante este ano. Quando nos conhecemos melhor, ultrapassamos preconceitos e ideias falsas; crescemos no respeito, na fraternidade, na sã convivência. Feliz aventura africana e bom ano escolar!

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Setembro 2019 - nº 577
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.