A Abrir
01 janeiro 2024

Tecnologias e paz

Tempo de leitura: 1 min
Estas tecnologias inovadoras devem ser usadas com inteligência e sentido crítico e sempre para fazer o bem e construir um futuro melhor.
Bernardino Frutuoso
---

No primeiro dia de janeiro, celebramos o Dia Mundial da Paz. Como é costume, o nosso amigo Papa Francisco escreveu uma mensagem para a data. Desta vez, fala da relação da paz com a chamada inteligência artificial (IA). Em poucas palavras, podemos dizer que a IA é uma tecnologia baseada em programas informáticos capazes de fazer tarefas e processos que, anteriormente, eram realizados apenas por seres humanos, como, por exemplo, jogar ou falar (certamente já terás ouvido os teus pais a «conversar» com as assistentes virtuais Siri ou Alexa ou a pedir-lhes que controlem dispositivos como luzes, câmaras ou estores). Existem também programas mais avançados presentes em diferentes áreas da vida social, nomeadamente na medicina ou na educação.

Estas novas tecnologias, que cada dia se desenvolvem mais, podem facilitar a nossa vida no dia a dia e ajudar-nos a criar sociedades mais justas, solidárias e pacíficas. No entanto, como lembra o papa, também podem ser usadas para semear de forma fácil e rápida o ódio, a violência, a discriminação (é importante, por isso, que não confies em tudo o que lês online ou nos chats de IA – como o ChatGPT –, pois nem sempre as respostas são corretas). Estas tecnologias inovadoras devem ser usadas com inteligência e sentido crítico e sempre para fazer o bem e construir um futuro melhor. E nunca esqueças que não podemos ter qualquer tipo de relação com essas ferramentas, pois elas não substituem os nossos pais, familiares e amigos.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.