A Abrir
01 fevereiro 2024

Quaresma: Amor em ação

Tempo de leitura: 1 min
A Quaresma é um tempo especial para nos aproximarmos mais de Deus.
Bernardino Frutuoso
---

Neste mês, os cristãos começamos o tempo da Quaresma. Já ouviste falar ou sabes o que é a Quaresma? É um período de preparação para a grande festa da Páscoa, em que celebramos a ressurreição de Jesus. Decorre ao longo de quarenta dias, iniciando-se com a Quarta-Feira de Cinzas (em que nas celebrações desse dia se faz uma cruz na testa com cinzas para lembrar que somos frágeis e necessitamos converter-nos, ou seja, mudar de vida), e estendendo-se por seis domingos, o último dos quais é o Domingo de Ramos.

A Quaresma é um tempo especial para nos aproximarmos mais de Deus, modificar alguns aspetos da nossa vida, começando a fazer um pouco mais daquilo que Jesus nos ensina no Evangelho, e construindo um mundo melhor para todos. Para isso, estabelecemos, mesmo por escrito, algumas metas que nos ajudem nessa tarefa. Alguns exemplos: ler e meditar a Palavra de Deus mais regularmente; perdoar a alguém que nos magoou e pedir perdão se ofendemos alguém; ajudar nos deveres um irmão mais pequeno ou um colega; comer algo de que não gostamos tanto para não desperdiçar comida; deixar um pouco os jogos, o telemóvel ou o computador e visitar uma pessoa doente ou um idoso que não pode sair de casa; oferecer algum brinquedo ou roupa a pessoas que precisam.

Com os teus pais e catequistas, podes falar sobre o tema e estabelecer algumas metas que possas cumprir. Com a certeza de que, ao crescer na amizade com Jesus e ao praticar o amor e a solidariedade, celebramos a Páscoa com mais alegria.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.