A Abrir
01 abril 2024

Acabar com a poluição plástica

Tempo de leitura: 1 min
No dia 22 deste mês de abril, celebramos o Dia Internacional da Mãe Terra. Este ano somos convidados a acabar com os plásticos para ter um planeta mais habitável e saudável.
Bernardino Frutuoso
---

Os plásticos fazem parte do nosso dia a dia e estão por todo o lado. Sabias que o mundo produz 400 milhões de toneladas de plásticos por ano? E que, na Europa, cada cidadão é responsável por 35 quilos de resíduos de embalagens de plástico por ano? O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirma que temos capacidade para reduzir a poluição plástica em 80% em todo o mundo até 2040. Para o conseguir, todos nós devemos colaborar ativamente. O nosso amigo Papa Francisco dá-nos o exemplo. No ano passado, referiu que no Vaticano, a cidade-Estado onde ele vive, «o plástico é proibido» e que a contaminação causada por este material é uma ameaça à vida.

Cada um de nós pode, na mesma linha, pôr mãos à obra e assumir algumas atitudes que permitam diminuir a produção e utilização de plásticos. Além de reciclar, podemos deixar de usar plásticos de uso único, tais como as palhinhas das bebidas, os copos, pratos ou os talheres de plástico. Estes plásticos correspondem a metade do plástico que utilizamos por ano e têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos, mas podem demorar até 500 anos para desaparecer, segundo a organização Life Out Of Plastic. Podemos também participar em campanhas de limpeza de praias, zonas ribeirinhas ou parques.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.