A Abrir
02 novembro 2019

Heróis cristãos

Tempo de leitura: 2 min
Cada um de nós tem os seus heróis, sejam eles personagens de ficção ou pessoas reais.
Bernardino Frutuoso
---

Alguns têm como heróis as personagens da banda desenhada, filmes ou videojogos. Outros, algum cantor ou actor e até os seguem nas redes sociais, pois querem conhecê-los melhor. Os heróis que escolhemos como modelo de vida possuem um dom ou uma característica que admiramos e que nós também gostaríamos de ter. Pode ser cantar, dançar, voar, ter força extrema, ser telepata ou controlar os elementos da Natureza. Esses dons permitem-lhes ser pessoas extraordinárias e lutar pela paz e a justiça, ajudar os mais necessitados, construir um mundo mais bonito e melhor para todos.

A Igreja Católica também tem os seus heróis. Eles são lembrados e homenageados no primeiro dia deste mês, na festa de Todos os Santos. Caracterizam-se por ser amigos de Jesus e alguns tinham um dom especial para pôr ao serviço das outras pessoas. Francisco de Assis, por exemplo, tinha uma relação especial com a Natureza, tratando-a como irmã. Santa Teresa de Calcutá sentia um imenso amor e ternura pelos mais pobres e necessitados e serviu-os noite e dia com simplicidade e alegria. Daniel Comboni viveu uma imensa paixão pela missão, em particular pela África e os africanos, e a eles consagrou a sua vida.

A lista dos heróis cristãos é vastíssima. Nas páginas da nossa revista podes encontrar, cada mês, a história de algumas dessas pessoas admiráveis. Numa enciclopédia ou na Internet encontrarás muitos mais e, certamente, vais-te identificar com alguém em especial. Convido-te a conhecer mais da sua vida e, sobretudo, a assumir o seu estilo de vida. Porque se, como eles, seguirmos Jesus com alegria e audácia, pondo em prática os valores do Evangelho, também nós seremos heróis e teremos a força para transformar o mundo à nossa volta.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Novembro 2019 - nº 579
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.