A Abrir
01 janeiro 2020

As plantas são nossas amigas

Tempo de leitura: 1 min
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como Ano Internacional da Fitossanidade. Um tempo para reconhecer a importância das plantas, seres vivos excecionais que são a base da vida na Terra.
Bernardino Frutuoso
---

Calcula-se que existem umas 380 mil variedades de plantas com tamanho diferente (há plantas rasteiras, arbustos e árvores de tamanho médio e grandes árvores) e têm um papel fundamental para a vida no planeta. Como sabes, são as plantas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio que necessitamos para sobreviver. Fornecem alimentos (por exemplo, os legumes e as frutas) e são utilizadas no vestuário, na construção e até em muitos dos medicamentos que tomamos para nos curar. Além disso, protegem os solos e são o habitat de grande parte dos seres vivos. E poderíamos enumerar muitos outros benefícios: transmitem-nos alegria com as suas cores, protegem-nos do sol, do vento e do ruído, fazem-nos sentir bem com as suas fragrâncias, dão beleza aos locais que usamos (podes completar a lista lembrando-te de outras características das plantas).

Apesar da sua importância, muitas plantas estão em risco de sobrevivência, seja porque são destruídas pelos seres humanos, seja devido ao ataque constante de pragas invasoras, que podem danificar severamente plantações e florestas.

Nestes doze meses queremos reafirmar o valor das plantas. Para isso, vão-se promover estratégias e ações que possam garantir a saúde das plantas, protegendo assim a biodiversidade e o meio ambiente. Além disso, procurar-se-á desenvolver trabalhos científicos na área que estuda as técnicas de preservação da vida vegetal.

Fica também para ti um desafio para este ano: cuida das plantas. São nossas amigas, estão sempre ao nosso dispor e não podemos sobreviver sem elas.

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Setembro 2020 - nº 588
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.