A Abrir
01 fevereiro 2020

Juntos por uma internet melhor

Tempo de leitura: 2 min
O Dia Internacional da Internet mais Segura pretende alertar-nos para a utilização informada, responsável e segura da Internet.
Bernardino Frutuoso
---

No dia a dia, mesmo sem nos darmos conta, estamos muito tempo online. Navegamos na Internet para procurar informação sobre um tema para a escola, para jogar, para visitar um museu online, para ouvir música ou trocar mensagens nas redes sociais. Estas tecnologias da informação e da comunicação são muito úteis na nossa vida de estudantes ou profissionais e nas nossas atividades de lazer. No entanto, há também riscos que ficam à espreita. São riscos reais e devemos conhecê-los.

Estar muito tempo ligado à Internet e a olhar para os ecrãs dos aparelhos eletrónicos pode afetar a nossa saúde física (por exemplo, os nossos olhos ou o ritmo de sono), as nossas rotinas (por exemplo, estudar, trabalhar, lazer, relação com os familiares ou amigos). Todavia, nesse espaço virtual em que habitam muitas pessoas e há pessoas com más intenções e que usam as plataformas digitais para perturbar a vida dos demais (ameaças, perseguição, roubo de identidade, humilhação pública online, envio de vírus), para aliciamento (conquista da confiança de forma a iniciar uma relação de exploração emocional e sexual), para fomentar o discurso do ódio e da violência, divulgar falsas notícias, etc.

O Dia Internacional da Internet mais Segura, que este ano celebramos no dia 11 de fevereiro, sob o tema «Juntos por uma Internet melhor», pretende alertar-nos para a utilização informada, responsável e segura da Internet.

A Internet segura começa com cada um de nós, por isso, deixo-te algumas dicas (fala com os teus pais e educadores sobre o tema e descobre outras): usa uma VPN quando te ligas a uma rede wifi pública; há jogos que não são para a tua idade e não é boa ideia gastares dinheiro real num jogo; nunca partilhes online informação pessoal e íntima; usa palavras-passe seguras e nunca repetidas; pensa bem antes de publicar conteúdos (o que partilhamos é o nosso reflexo).

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2020 - nº 582
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.