A Abrir
01 julho 2020

Férias em grande

Tempo de leitura: 2 min
As férias são, realmente, um tempo de lazer, diversão e aprendizagem.
Bernardino Frutuoso
---

Estás em período de férias, depois de um final de ano escolar diferente por causa da covid-19. Estas férias também serão diferentes das anteriores, pois há regras de segurança para cumprir nas praias, nos monumentos ou museus que queremos visitar, nas festas e jogos. No entanto, estas podem ser umas férias em grande.

Talvez tenhas feito planos para partilhar jogos e brincadeiras com os amigos, experimentar um novo videojogo, ler um livro, passear no parque, aprender a pintar ou a tocar um instrumento. As férias são, realmente, um tempo de lazer, diversão e aprendizagem. Todavia, estes meses podem ser muito desafiantes, basta dar asas à imaginação. Supõe que a tua família decide ir acampar no Parque Nacional da Peneda-Gerês (há muitos outros em Portugal). Além da convivência familiar num ambiente diferente, podes explorar a Natureza – e aprender muito da flora e fauna dessa comunidade ecológica –, praticar desportos náuticos ou fazer caminhadas. E se optam por uma região costeira, além de desfrutar do sol e do mar, podes aprender muito sobre esse ecossistema marinho, praticar desportos aquáticos e até, por exemplo, participar nas campanhas de limpeza das praias.

As férias são também um período para fomentar a amizade, a sã convivência e a solidariedade. Tens mais tempo para conviver com os amigos e familiares e estar atento às pessoas mais necessitadas. Ajudar, por exemplo, os teus avós ou algum vizinho idoso nas compras ou praticar jogos de cartas ou de tabuleiro com eles (com os cuidados que exigem estes novos tempos).

Convido-te, ainda, a dedicar algum tempo a falar com um grande amigo, que nunca nos abandona: Jesus. E lanço-te um desafio: lê, se puderes, todos os dias, um pequeno trecho do Evangelho de São Marcos. Faz uma pequena reflexão e anota na tua agenda Audácia ou no teu diário uma palavra ou frase que mais te tocou.

Que tenhas umas férias em grande!

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Julho 2020 - nº 587
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.