A Abrir
01 abril 2021

Jesus vive e caminha connosco

Tempo de leitura: 2 min
A capa deste mês lembra-nos que no início deste mês de abril, concretamente no dia 4, comemoramos a festa da Páscoa, a ressurreição de Jesus.
Bernardino Frutuoso
---

Sabes o significado da palavra «Páscoa»? Tem origem no termo hebraico pesakh, que significa «passagem». Está relacionado com a saída do povo de Israel da escravidão do Egito para a Terra Prometida. Foi, depois, assumido pelos discípulos de Jesus para expressar a passagem da morte do Mestre, o Filho de Deus, à vida nova de ressuscitado.

Além disso, a Páscoa não tem data fixa, muda a cada ano. E porquê? Porque se realiza no primeiro domingo a seguir à primeira lua cheia, durante ou após o equinócio da primavera no hemisfério norte do planeta. É por essa razão que, seguindo o ciclo lunar, a data varia numa janela de tempo até 28 dias e pode celebrar-se entre os dias 22 de março e 25 de abril. Sempre no domingo, dia em que, segundo a tradição bíblica, Jesus ressuscitou.

E porquê na lua cheia? Os judeus celebram a sua Páscoa com a primeira lua cheia da primavera (assim puderam fugir do Egito, de noite, sem usar luminárias e sem ser descobertos pelo exército do Faraó). E como Jesus morreu durante a Páscoa judaica, temos a certeza de que a fase lunar nos dias da sua morte e ressurreição era a lua cheia.

A Páscoa é a festa da vida, pois celebramos a ressurreição de Jesus! Este acontecimento é tão importante, que os cristãos o prolongam por cinquenta dias, até ao Pentecostes. Este ano festejamos este grande acontecimento com algumas restrições devido à pandemia de covid-19. No entanto, não podemos esquecer que é a festa da vitória sobre a morte e a desesperança. Jesus vive e caminha a nosso lado. Feliz Páscoa!

Partilhar
Tags
A Abrir
---
EDIÇÃO
Julho 2021 - nº 598
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.