Valores
11 fevereiro 2024

O ego grande

Tempo de leitura: 3 min
Ego grande ou ego inchado são expressões que descrevem pessoas com uma perceção exagerada da sua importância e do seu amor-próprio.
Abel Dias
---

No mês passado, falei-te do ego como «aquele nosso lado que quer atenção, que quer estar no centro, quer falar e ser ouvido». Este mês, vou aprofundar um dos temas que referi lá: o ego grande.

Já conheceste alguém que deixa transparecer um ego grande? Ego grande ou ego inchado são expressões que descrevem pessoas com uma perceção exagerada da sua importância e do seu amor-próprio. São pessoas que se vangloriam a toda a hora, autoconfiantes em excesso e que se consideram melhores que todas as outras. Creem estar sempre certas, não aceitam críticas, não gostam de ser questionadas nem corrigidas, ofendem-se facilmente e aborrecem-se com situações que põem em causa a sua imagem. Têm uma visão excessivamente positiva de si, muitas vezes distorcida, e exageram nas suas qualidades e conquistas. Costumam ter um comportamento presunçoso ou arrogante. São egocêntricas e, no relacionamento com os outros, são desagradáveis, egoístas, maliciosas, destrutivas e tendem a julgar os outros de forma muito negativa.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.