Valores
15 maio 2020

Missionários são pais e mães na fé

Tempo de leitura: 4 min
Uma pesquisa na Bíblia toda sobre o tema «pai» e «mãe» mostra-nos que é apropriado chamar «pai» e «mãe» em dois sentidos, o biológico e o espiritual.
Mateus Bijóias
---

Duas irmãs missionárias combonianas chegam ao bairro para a catequese com adolescentes. A sessão foi exigente. Um dos rapazes interpela as missionárias:

– Porque é que os católicos chamam padres aos sacerdotes, se «padre» significa «pai» e Jesus disse «na Terra, a ninguém chameis ‘pai’, porque um só é o vosso ‘pai’: aquele que está no Céu» (Mateus 23, 9)?

E uma jovem pergunta:

– Estive a pesquisar na Internet, e vocês começaram por chamar-se Pias Mães da Nigrícia (isto é, da África). O que levou São Daniel Comboni a chamar-lhes «mães»?

Uma irmã responde:

– Vamos ler a Bíblia para responder às duas perguntas. Para entender a frase de Jesus, é preciso ver o contexto. Nos versículos 5 a 12 do capítulo 23 de São Mateus, Jesus está a advertir os seus discípulos para não imitarem os doutores da Lei e os fariseus, que procuravam os primeiros lugares e queriam que os outros os chamassem «mestres». E o Senhor educa-os: «O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.»

A outra missionária prossegue:

– Uma pesquisa na Bíblia toda sobre o tema «pai» e «mãe» – contamos com a ajuda do índice lexical que está no final – mostra-nos que é apropriado chamar «pai» e «mãe» em dois sentidos, o biológico e o espiritual.

– Pode dar exemplos? – quis saber uma adolescente.

– Abram em Lucas 18, 20. Jesus cita os mandamentos escritos no Antigo Testamento e diz: «Honra o teu pai e a tua mãe.»

O mesmo escreveu São Paulo na Carta aos Efésios: «Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor» (Ef 6, 1).

– E onde é que na Bíblia se chama «pai» aos sacerdotes? – insiste o primeiro.

– Nos Atos dos Apóstolos, por exemplo. Santo Estêvão foi levado ao supremo tribunal constituído pelo sumo sacerdote, outros sacerdotes e dirigentes judeus. Quando lhe pediram uma explicação, ele respondeu: «Irmãos e pais, escutai!» (At 7, 1-2). Ele chama «irmãos» às pessoas do povo e «pais» ao sumo sacerdote e aos outros sacerdotes e dirigentes judeus. E este é o sentido espiritual de que falei atrás.

– Interessante…

– Para resumir, o que nos permite chamar «pai» aos padres e «mães» às freiras, mas também aos catequistas ou aos professores, são duas frases de São Paulo, uma aos cristãos de Corinto: «Ainda que tivésseis dez mil pedagogos em Cristo, não teríeis muitos pais, porque fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho» (1 Cor 4, 15), e outra aos gálatas: «Meus filhos, por quem sinto outra vez dores de parto, até que Cristo se forme entre vós!» (Gl 4, 19). É isto, São Daniel Comboni quer-nos como os que geram cristãos pelo mundo, pelo testemunho do Evangelho e pela vida de fé das comunidades de discípulos de Jesus.

 

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.