Ciência e tecnologia
31 outubro 2022

Tudo por causa de um livro

Tempo de leitura: 3 min
Às vezes basta um livro, uma história inspiradora que aponta um caminho, ou espraia um horizonte novo, e a vida de alguém, de uma família, ou de uma comunidade inteira pode mudar. É este o poder dos livros, e da leitura.
Maria Filomena Silva
---

Dorice Omondi, em criança, vivia no bairro de lata de Kibera, em Nairobi, Quénia. Apesar de uma vida de carências e dificuldades, a família de Dorice conseguiu que ela fosse à escola, pois sabia que o seu futuro dependeria disso.

Um dia, tinha ela 13 anos, a organização internacional Worldreader, que promove a leitura através de livros digitais em países em desenvolvimento e em comunidades carenciadas, foi à sua escola distribuir dispositivos de leitura de e-books. Foi como se de repente uma biblioteca a perder de vista tivesse chegado à sua escola. E um dos livros mudou a sua vida, contou Dorice: «Era sobre uma mulher a lutar pela sobrevivência, num barco em dificuldades. Enquanto os outros à sua volta desistiam, ela continuava a esforçar-se, e a viagem acabou em bem por causa dela. Então pensei: a minha família tem dificuldades, mas posso fazer qualquer coisa para contrariar isso.» E fez. Dorice continuou a estudar e já concluiu o curso de Medicina na Universidade de Nairobi. Agora, é ela que já pode ajudar os outros – tudo por causa de um livro, e de muito trabalho e força de vontade.

Partilhar
Tags
Ciência
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.