Ciência e tecnologia
04 novembro 2019

Campeões da Terra

Tempo de leitura: 4 min
O prémio Jovens Campeões da Terra 2019 é uma distinção que as Nações Unidas atribuem todos os anos a pessoas entre os 18 e 30 anos que desenvolvam projetos capazes de mudar o mundo.
Maria Filomena Silva
---

Às vezes, as melhores ideias são as mais simples. Querem exemplos? Ei-los: transformar água imprópria para consumo humano em água potável usando a energia de painéis solares artesanais; reflorestar com árvores do cacau um território agrícola devastado por um furacão, para revitalizar a região e gerar nova riqueza para a sua comunidade; recolher roupas usadas e imprestáveis e reutilizá-las na produção de vestuário novo, sem necessidade de gastar mais recursos; criar uma linha de crédito com taxas de juro baixas para financiar pequenas empresas de mulheres em países em vias de desenvolvimento, ou ainda proteger um santuário de vida selvagem chamando à ação e à partilha de responsabilidades as comunidades da região.

Estes são casos reais, que valeram a sete jovens de vários países o prémio Jovens Campeões da Terra 2019, uma distinção que as Nações Unidas atribuem todos os anos a pessoas entre os 18 e 30 anos que desenvolvam projetos capazes de mudar o mundo, contribuindo para preservar o ambiente e os recursos e melhorar a vida das pessoas.

Partilhar
Tags
Ciência
---
EDIÇÃO
Novembro 2019 - nº 579
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.