Ciência e tecnologia
29 abril 2021

Menino ativista corajoso

Tempo de leitura: 3 min
Ele tem 11 anos e é um ativista corajoso. Criou os Guardiões da Vida, um movimento ambientalista que, entretanto, já se expandiu a mais de uma dezena de escolas do seu país.
Maria Filomena Silva
---

Em 2019, Francisco Vera Manzanares, então com 9 anos, teve uma ideia. Com seis amigos da escola, organizou uma caminhada até ao edifício da autarquia da sua cidade, Villeta, que se espraia por um vale entre montanhas, a 90 quilómetros de Bogotá, capital da Colômbia. Pelo caminho, Francisco e os amigos foram recolhendo em sacos todo o lixo que encontravam pelo chão e falando com as pessoas sobre os problemas ambientais que estão a destruir o planeta, e que eles querem ajudar a solucionar.

Francisco é desde então um pequeno lutador muito ativo pela preservação da Natureza e do planeta. Criou um movimento ambientalista chamado Guardiões da Vida, que entretanto já se expandiu a mais de uma dezena de escolas do seu país e, no seu estilo sorridente e num discurso muito fluido e bem fundamentado, até já foi falar ao Senado, na capital do país, onde apelou aos parlamentares para que se empenhem em políticas mais amigas do ambiente.

Partilhar
Tags
Ciência
---
EDIÇÃO
Maio 2021 - nº 596
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.