Sala de convívio
17 abril 2022

Um inverno bem olímpico

Tempo de leitura: 3 min
Apesar de já estarmos em plena primavera, exemplos que merecem ser registados levam-nos a voltar a fevereiro, para recordar os Jogos Olímpicos de Inverno, que decorreram em Pequim, sem grande eco entre nós.
Luís Óscar
---

Erin Jackson entrou para a história olímpica ao tornar-se a primeira mulher negra a vencer uma prova individual na edição de inverno. Aos 29 anos, a patinadora dos EUA que, até aos 25, se dedicou aos patins em linha, conheceu a glória no gelo, o que só foi possível porque a sua colega Brittany Bowe renunciou à vaga conquistada no apuramento. Em janeiro, Erin, apesar de ser a patinadora em melhor forma do mundo, teve um desequilíbrio que a penalizou, registando um tempo não elegível para a seleção do seu país.

Perante a adversidade de Erin, Brittany, que cresceu com ela em Ocala (Florida) e venceu o apuramento, cedeu-lhe a vaga na prova dos 500 metros, até porque já estava apurada nas distâncias de 1000 e 1500 metros. O altruísmo de Brittany acabou por ser recompensado, pois, após a desistência de outros países, acabou repescada e a festejar o ouro de Erin ao lado da amiga, depois de concluir a prova em 16.0, disse aos jornalistas, em Pequim, tão feliz como a vencedora.

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.