Sala de convívio
01 julho 2022

A biblioteca

Tempo de leitura: 2 min
Ler é entrar num outro mundo, absorver uma outra história que por momentos nos faz esquecer da nossa própria vida.
Margarida Leal
---

O dia 1 de julho é o Dia Mundial das Bibliotecas!... Eu não sabia sequer que existia um Dia Mundial das Bibliotecas, o que me fez refletir sobre o quanto esses locais têm vindo a perder importância no quotidiano das pessoas.

Quando eu era mais nova, amava bibliotecas, eram o meu santuário. Até porque eu sempre adorei ler, e, tendo em conta que a minha família não se podia dar ao luxo de me comprar todos os livros que eu queria, a biblioteca da minha escola era um local onde eu passava muito tempo, tanto a ler como a escolher livros para trazer para casa. São essas as minhas recordações sempre que me lembro de bibliotecas, daí eu ter um carinho tão especial por estes armazéns de histórias.

Hoje em dia, o hábito de ler por prazer está cada vez mais perdido, e isso é nítido nas crianças e nos adolescentes. Eu própria dou por mim a preferir passar tempo nas redes sociais, ao invés de ler. E tenho pena. Porque ler é entrar num outro mundo, absorver uma outra história que por momentos nos faz esquecer da nossa própria vida. Para mim, ler sempre foi um refúgio, o qual faz falta neste mundo tão louco em que vivemos.

Ainda assim, para mim, poucas coisas irão superar o gosto de me sentar numa biblioteca depois de escolher o livro que mais me cativou, e sentir a curiosidade do que aquela história me pode trazer, sentir o cheiro das páginas do livro e mergulhar na mensagem que o autor me quis passar. E é tão belo ter essa história e poder torná-la nossa, interpretá-la à nossa maneira e adaptá-la à nossa vida.

Quero desejar um Feliz Dia Mundial da Biblioteca, destes pequenos grandes depósitos de riqueza humana.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 626
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.