Sala de convívio
08 agosto 2022

Por mares da Oceânia

Tempo de leitura: 1 min
O filme «Moana: Um Mar de Aventuras», é uma aventura épica sobre uma destemida jovem que sai para velejar numa ousada missão para salvar o seu povo.
Fernando Félix
Jornalista
---

Há filmes que mostram a cultura de outros países. Moana: Um Mar de Aventuras é um deles. Conduz-nos às ilhas da Polinésia Francesa, na Oceânia. No filme, a cultura da Polinésia é mostrada com os seus elementos típicos: roupas, colares com conchas, tatuagens, grinaldas, músicas, dança e paisagens exuberantes.

Moana Waialiki é uma jovem corajosa, filha do chefe de uma tribo, descendente de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre o seu passado, ajudar a família e salvar o seu povo, ela resolve partir em busca dos seus antepassados, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde se situa.

A jovem Moana empreende a sua jornada em mar aberto. Tem a coragem de contrariar a vontade do pai, que apenas quer que ela continue o reinado na ilha. No mar, ela enfrenta criaturas marinhas terríveis, acompanhada pelo semideus Maui. O filme procura sublinhar estes dois pormenores: Moana não quer viver do já estabelecido, quer ser aventureira, criar um novo futuro; e é acompanhada por um deus que não é mágico.

Sobre o filme

Título: Moana: Um Mar de Aventuras

Realizadores: Ron Clements, Don Hall, John Musker e Chris Williams

Género: Animação

Duração: 1h47m

Assiste: https://abre.ai/eyDR

Partilhar
---
EDIÇÃO
Outubro 2022 - nº 611
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.