Sala de convívio
26 setembro 2022

Japonês de 74 anos usa Internet para partilhar saberes

Tempo de leitura: 1 min
Avô japonês, mestre em pintura, usa o Youtube para ensinar técnicas e ajudar os seguidores a encontrar alegria na pintura.
Redação
---
(© watercoler painting)

 

Harumichi Shibasaki nasceu em Chiba, no conselho de Tóquio, Japão. Tem 75 anos. Formou-se no Departamento de Arte na Universidade de Wako, em 1970.

Ele é um verdadeiro mestre em pintura. Domina as técnicas com muita precisão e delicadeza. As suas obras são fascinantes, pois são ricas em cores e efeitos de luz e sombra.

Por sugestão do filho, criou um canal no YouTube, o Watercolor by Shibasaki, onde ensina muitas das suas técnicas, com epenho, dedicação e profissionalismo, e demonstra-as, praticando-as, em vídeos. A sua intenção é ajudar os seguidores a encontrar a alegria na pintura, que ele descreve como «calmante».

«Bom dia, sou Shibasaki, como estamos, hoje?», assim começa as suas aulas o artista de cabelo e bigode brancos, sempre com um sorriso.

Shibasaki filma ele próprio todos os vídeos na sua casa no campo.

O seu vídeo mais popular é 5min Easy Watercolor: Tree Painting Tutorial, onde ele pinta uma árvore em cinco minutos, em aquarela.

Harumichi Shibasaki tem 1,4 milhões de seguidores no YouTube e 142 mil no Instagram: @shiba_watercolor

Partilhar
Tags
Notícias
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.