Sala de convívio
26 setembro 2022

Desporto para todos

Tempo de leitura: 3 min
Um sem-fim de eventos espalhados pelo país promove a prática desportiva e a atividade física, isto é, o verdadeiro “desporto para todos”, que pouco ou nada tem a ver com a alta competição dos superatletas como Cristiano Ronaldo.
Luís Óscar
---
(© Moondance/Pixabay)

 

A Semana Europeia do Desporto (SED), que está a decorrer de 23 a 30 deste mês, sob o lema #BeActive, é uma iniciativa da Comissão Europeia para incentivar cada cidadão a ser ativo, não só nesta semana, mas durante todo o ano. Podes acompanhar tudo em https://beactiveportugal.ipdj.pt.

Além de ser um importante veículo de transmissão de valores para a vida em comunidade, como a inclusão, a tolerância, a cidadania e a paz, a prática desportiva, sobretudo quando isenta de competição, contribui para aumentar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, combatendo os comportamentos sedentários, ameaça silenciosa à saúde pública das sociedades ditas desenvolvidas.

Por isso, a SED destina-se a sensibilizar todos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física. E também conta com todos nesta missão, incluindo autoridades, movimento desportivo, organizações da sociedade civil e setor privado.

Com a coordenação do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) no nosso país, a SED decorrerá de forma descentralizada, estruturada nos temas: educação, locais de trabalho, atividades ao ar livre, atividades em casa, clubes desportivos e centros de fitness.

Embora não diretamente relacionada, a SED será também um passo na preparação da Gymnaestrada, o maior evento mundial de ginástica não competitiva, que regressará a Portugal em 2027, depois de Lisboa ter acolhido a maior edição de sempre deste evento quadrienal, em 2003, com 25 mil participantes de 56 países. Em 2023, a Gymnaestrada realiza-se em Amesterdão (Holanda).

Embaixadores de luxo

A Semana Europeia do Desporto de 2022 em Portugal conta com embaixadores de luxo, com destaque para os medalhados olímpicos Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, Francis Obikwelu (todos do atletismo), Emanuel Silva (canoagem), Nuno Delgado (judo), Vanessa Fernandes (triatlo) e campeões do mundo, como Naide Gomes (atletismo).

Mas o painel é muito eclético, incluindo, por exemplo, o nonagenário empresário Rui Nabeiro, atletas paraolímpicos, músicos, ex-futebolistas, jornalistas e apresentadores de televisão, todos unidos na promoção da atividade física como uma necessidade de todas as pessoas, em todas as idades.

A SED está organizada com temáticas para cada dia. Teremos Desporto e Ensino Superior, #BeActive Day, Dia do fitness e Youth Sports Labs (dia 23); #BeActive em Família e #BeActive Night (24); Desporto Náutico, Desporto na Natureza e Bike Day (25); Desporto no Trabalho (26); Desportos Urbanos e Desporto em Casa (27); Desporto Inclusivo (28) e Desporto Sénior (29). Finalmente, o dia 30 será o Dia Europeu dos Desporto na Escola, além de se realizar o II Fórum Nacional e a Cerimónia de Encerramento.

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 626
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.