Sala de convívio
08 novembro 2022

Priorizar

Tempo de leitura: 1 min
Se nos soubermos organizar, há espaço e tempo para tudo.
Margarida Leal
---

Durante os últimos dois anos, uma das habilidades que fui forçada a adquirir e melhorar foi sem dúvida a de estabelecer prioridades e saber organizar-me. Isto aconteceu principalmente desde que me tornei estudante universitária, mas acredito que seja algo com que muitas pessoas lidam, ainda mais neste mundo tão louco e atarefado.

Por vezes, a vida tem formas curiosas de nos ensinar lições, e foi precisamente o que aconteceu comigo. Quando me vi na necessidade de passar muito mais horas a estudar, tornou-se difícil encaixar tudo o resto nas 24 horas do meu dia. E a verdade é que fui cedendo à pressão de simplesmente ignorar que existia algo além dos estudos. Até que a vida me pregou um susto e me fez acordar e perceber algo que parece tão evidente, mas que tantas pessoas esquecem: é impossível reviver momentos. As pessoas não são eternas, as circunstâncias mudam permanentemente e só se pode viver o hoje.

Com isto não quero dizer que os estudos são irrelevantes, de todo. Apenas que, se nos soubermos organizar, há espaço e tempo para tudo, e que é essencial que assim seja, porque, se não for dessa forma, é impossível mantermo-nos sãos, além de que inevitavelmente iremos arrepender-nos daquilo que deixamos passar.

Por isso, vamos viver. Estejamos com quem amamos, demonstremos o que sentimos sem qualquer hesitação ou peso na consciência. Disso, jamais nos arrependeremos, e esses momentos permanecerão eternamente, ao contrário de um mero trabalho, uma mera avaliação, da qual quem sabe amanhã já ninguém se irá lembrar...

 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.