Sala de convívio
15 janeiro 2023

Imagem corporal

Tempo de leitura: 1 min
O filme «Reflect» transmite a ideia de que a beleza e a magia residem na aceitação de si mesmo e na celebração de quem somos.
Fernando Félix
Jornalista
---

A vida é feita de conquistas e de lutas, pode ser a frase que resume a curta-metragem de animação Reflect, disponível na plataforma Disney+. Bianca conseguiu realizar um sonho: é bailarina. Porém, luta contra a imagem que vê refletida no espelho, porque tem excesso de peso.

Na curta-metragem, vemos Bianca a dançar livremente. Concentrada nos seus pensamentos, apoiada na ideia que tem de si, é feliz e transmite graciosidade. O problema é o confronto com o exterior. O desafio é superar a pressão dos padrões impostos pela sociedade e, em particular, pelo mundo do espetáculo, que geram nela sentimentos negativos em relação a si mesma. Isso é visível quando está no estúdio de dança, rodeada de outros bailarinos e de espelhos.

A Disney abre caminhos novos com este projeto. Em filmes anteriores, como A Bela e o Monstro ou Cinderela, as protagonistas são magras, de cintura estreita, cabelos longos, pele clara – corpos que não refletem todas as mulheres.

Uma ideia que Reflect pode transmitir é que a beleza e a magia residem na aceitação de si mesmo e na celebração de quem somos.

Sobre o filme

Título: Reflect

Realizador: Hillary Bradfield

Género: Animação

Amostra: https://youtu.be//1CUudS2GHww

Partilhar
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2023 - nº 615
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.