Sala de convívio
14 abril 2023

Páscoa da Terra

Tempo de leitura: 2 min
Este mês, tens as andorinhas, a Páscoa, o Dia da Terra, e tantos outros pretextos para pensar na beleza da Natureza, da religião e acerca de ti.
Isabel Mesquita
Professora
---

As andorinhas são associadas à primavera, mas também, segundo algumas tradições antigas, à festa mais importante dos cristãos, que celebramos este mês: a Páscoa. São várias as histórias que associam as andorinhas a Jesus, por isso, esta ave é popularmente considerada um animal muito respeitado e até sagrado. É comum ainda ouvirmos os mais velhos defenderem a ideia de que destruir ninhos de andorinhas é pecado.

As andorinhas e os espinhos de Cristo

Conta-se que, quando Jesus foi crucificado, um bando de andorinhas se aproximou da sua cabeça, coroada com uma coroa de espinhos, e com os seus bicos delicados começaram a remover os espinhos, aliviando as dores de Jesus.

Esta história explica, ainda, que a cor negra das andorinhas se deve ao facto de estas estarem de luto pela morte do Filho de Deus e a cor vermelha, que algumas espécies têm no peito, se deve ao sangue derramado quando estas retiravam os espinhos da cabeça de Jesus.

Acreditava-se, também, que a carne das andorinhas seria amarga, para que não as caçassem para comer.

Terra, a casa comum da família comum

Histórias e lendas antigas como esta têm o propósito de nos levar a olhar os animais com respeito e cuidado, porque eles mantêm laços com o seu criador, Deus. No caso das andorinhas, elas ganharam em várias culturas o estatuto de símbolo de família e lealdade.

Este mês, no dia 22, celebramos o Dia da Terra, a casa comum da nossa família comum. Tal como das andorinhas, contam-se belas histórias sobre a Terra, mas mesmo assim, a nossa casa comum continua a não ser respeitada nem cuidada. A mais bela história desta casa comum é o homem e a mulher, e só nós, com a nossa inteligência, persistência e bondade, somos capazes de alterar a situação. Cabe a cada um de nós, com pequenos gestos e ações concretas, começar por agir no nosso cantinho da casa comum, não esquecendo, porém, que o nosso cantinho é constituído por espaços, pessoas e animais e todos eles precisam de ser cuidados e respeitados.

Feliz Páscoa para ti e para toda a Terra!

 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 628
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.