Valores
07 maio 2024

Resiliência emocional

Tempo de leitura: 3 min
O ponto-chave na resiliência emocional é compreender em que medida essas emoções te ajudam ou apenas te atrapalham no desenvolvimento das tuas tarefas e relacionamentos.
Abel Dias
---

Há estudos que afirmam que 30 em cada 100 adolescentes portugueses têm problemas emocionais. Esta realidade motivou-me a escrever-te sobre a resiliência emocional. Do que se trata? É a capacidade de te adaptares, recuperares e superares adversidades. A palavra «resiliência» vem do mundo da física, e refere-se à propriedade de um material elástico que, ao absorver energia, é, por consequência, deformado. Contudo, depois de libertar a energia, ele é capaz de voltar ao seu estado natural sem se destruir.

Aplicado o conceito às pessoas, resiliência é conseguires enfrentar problemas e adversidades da vida sem ficar afetado ou destruído. É a habilidade de lidares com desafios e mudanças de maneira saudável e construtiva, mantendo uma atitude positiva. A resiliência emocional está relacionada com a capacidade de demonstrares equilíbrio e controlo sobre as tuas reações, tais como raiva, insegurança ou ansiedade, sem te descontrolares ou teres reações bruscas.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Julho 2024 - nº 630
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.