Sala de convívio
20 maio 2023

Contra a obesidade

Tempo de leitura: 2 min
A obesidade é um dos principais fatores de risco para a morte prematura e afeta mais de vinte por cento da população adulta.
Luís Óscar
---

Uma das principais funções do desporto é contribuir para a saúde. A propósito do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade – evocado anualmente no penúltimo sábado de maio –, olhemos para dois casos interessantes neste combate a um dos principais fatores de risco para a morte prematura e que afeta mais de vinte por cento da população adulta.

Aos 11 anos, João Cruz tinha 78 quilos e, consequentemente, pais preocupados. Depois de tentar o futebol, foi na bicicleta que encontrou ânimo para a necessária perda de peso. Com a ajuda de um nutricionista e o entusiasmo pelo BTT (abreviatura de “bicicleta todo-o-terreno”), meia dúzia de anos depois, o João já era uma das maiores esperanças portuguesas na variante XCO (Cross Country Olímpico), disputada em circuitos de quatro a seis quilómetros de perímetro, ondulados e variados, incluindo descidas técnicas, caminhos pelo meio da floresta, terreno rochoso e vários obstáculos.

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.