Sala de convívio
06 outubro 2023

Alunos escreveram um conto

Tempo de leitura: 3 min
A história «Oceano Ártico» começa no oceano Ártico e termina no rio Mondego.
Isabel Mesquita
Professora
---

A professora Catarina Silva, professora do 1.o ciclo na Escola Básica Martim de Freitas, em Coimbra, participou com a sua turma do 3.o ano, no âmbito do Projeto eTwinning, Let’s go blue, na criação de histórias colaborativas sobre os oceanos com alunos de Itália, França, Espanha e Grécia. Deste trabalho colaborativo nasceu a história Oceano Ártico: Peter (um urso-polar) e os seus amigos lançam-se numa aventura que começa no oceano Ártico e termina no rio Mondego. Eles convidam-nos a ser amigos do ambiente.

Oceano Ártico

Era uma vez um urso-polar chamado Peter. Era gordo e branco. Era tímido, mas muito engraçado. Ele morava no oceano Ártico, onde a água era limpa e muito azul.

Não havia muita comida ali, mas ele estava feliz.

Um dia, Peter estava a pescar e, de repente, o gelo derreteu. Peter escorregou, mas o seu amigo Geggy, que era uma foca, ajudou-o a levantar-se.

Depois de Geggy salvar Peter, o seu amigo Jack, o pinguim, passou por ali. Eles tornaram-se amigos e foram passear. Enquanto caminhavam, uma camada de gelo quebrou-se. Os três caíram. Peter levantou-se imediatamente e ajudou os outros a levantarem-se.

– O que está a acontecer? – perguntou o Peter. – Por que motivo o mar se move?

– Os meus pais disseram-me que é devido ao aquecimento global – respondeu o Jack.

– O que é isso? – Quis saber o Geggy.

– Não sei – disse o Peter.

– Bem, na verdade, é devido aos humanos – informou o Jack.

– O que é que eles fizeram? – Interrogou o Peter.

– Eles fizeram mal ao planeta. Cortaram as árvores, usaram produtos poluentes e fizeram do mar uma lata de lixo.

O gelo continuava a rachar. Os amigos flutuaram na placa de gelo, durante horas.

Até que… chocaram com outra placa de gelo.

Decidiram explorar… De repente:

– Uau, um barco naufragado! – exclamaram em coro os três amigos.

O Pinças, um caranguejo mecânico, ao ouvir a barulheira, pensou que talvez pudesse ajudar. Os três amigos explicaram toda a situação, e o Pinças consertou aquilo num piscar de olhos.

Já no barco, no porão, eles encontraram um planisfério com todos os rios e oceanos, mas um rio chamou-lhes a atenção: o Mondego!

Como gostaram muito deste rio, foram até lá para uma grande limpeza. Aí descobriram uma mensagem que dizia: «Caros amigos, se chegaram até esta carta é porque são amigos do ambiente. Nós já tentámos limpar o lixo de todos os rios e do oceano Ártico, mas não conseguimos. Então, esta tarefa é para vocês.»

– Como vamos fazer isto? – perguntou o Peter.

– Vamos pedir aos humanos para não poluírem e não usarem pesticidas – responderam os outros. – Reduzam, reutilizem e reciclem! Acabem com a agricultura intensiva! Plantem árvores e criem parques verdes! Devemos respeitar a Natureza para vivermos felizes para sempre!

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 628
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.