Sala de convívio
28 novembro 2023

Glória na dimensão da aventura

Tempo de leitura: 1 min
O filme «Titina» é uma aventura polar sobre o engenheiro aeronáutico italiano Umberto Nobile e a sua cadelita.
Fernando Félix
Jornalista
---

O filme Titina tem uma dupla intenção. Uma é homenagear a verdadeira cadela Titina, que foi a primeira da sua espécie no polo norte há quase cem anos (em 1926). A segunda é encantar e motivar as crianças e os adultos que mantêm a paixão por aventuras.

O protagonista humano deste filme de animação é Umberto Nobile, um engenheiro aeronáutico italiano. Ele sonhava há muito tempo em voar num dirigível pelo Ártico. E mantinha-se fiel no seu desejo, ignorando os céticos que diziam que isso não poderia ser feito.

Entretanto, dois acontecimentos vão colocar o Umberto a caminho do extremo Norte do planeta Terra. Um dia, o explorador Roald Amundsen contacta-o, encomendando-lhe a construção de um dirigível, pois também tem o desejo de conquistar o polo norte. Noutro dia, ele encontra abandonada na rua a cachorrinha a que chamará Titina. Por fim, embarcam os três na aventura.

O filme é contado a partir da perspetiva da Titina. E constitui uma narrativa de triunfos e derrotas, pois os dois humanos não evitarão discutir e concorrer entre eles, para ver quem terá a glória de ficar na História.

Sobre o filme

Título: Titina

Realizador: Kajsa Næss

Género: Animação

Duração: 1h31m

Amostra: https://youtu.be/GnSJZanBt3I

Partilhar
---
EDIÇÃO
Fevereiro 2024 - nº 625
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.