Sala de convívio
09 janeiro 2024

Falemos das estações do ano

Tempo de leitura: 2 min
As estações do ano mudam a cada três meses e acontecem em decorrência da inclinação da Terra e do seu movimento em torno do Sol.
Hélder Guégués
---

Até recentemente, os nossos dicionários não salientavam um aspeto muito importante relacionado com as estações do ano: a distinção entre estação astronómica e estação meteorológica. Assim, por exemplo, o outono de 2023 começou precisamente no dia 23 de setembro. O que nunca se diz é que esta data é a da estação astronómica, que é definida pela posição da Terra em relação ao Sol. Ora, a estação meteorológica tivera início no dia 1 de setembro, prolongando-se até novembro, e tem em conta os ciclos anuais de temperatura. Esta destrinça entre a data da estação astronómica e a da estação meteorológica aplica-se a todas as estações do ano, naturalmente.

Assim, e continuando a tomar o outono como exemplo, o outono astronómico é essencialmente o período de tempo que decorre do equinócio outonal até ao solstício de inverno. Essas datas podem variar de um a dois dias por ano. Já o outono meteorológico é diferente, já que as datas nunca mudam e baseiam-se em estações climatológicas em vez de no ângulo da Terra em relação ao Sol. Em Portugal, as estações meteorológicas são assim definidas: de 20 de março a 21 de junho é primavera; de 21 de junho a 23 de setembro é verão; de 23 de setembro a 21 de dezembro é outono; de 21 de dezembro a 20 de março é inverno.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2024 - nº 628
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.