Sala de convívio
15 janeiro 2024

Pequenos grandes gestos

Tempo de leitura: 2 min
Apesar de a competição levar muitos desportistas famosos a atitudes erradas, há inúmeros casos nobres, como temos contado na Audácia nos últimos dezoito anos.
Luís Óscar
---

Marcelo Bielsa nasceu na Argentina e estreou-se como jogador no Newell’s Old Boys, clube da sua cidade natal, Rosario, onde também começou a sua carreira como treinador e é, agora, selecionador do Uruguai. Chegou ao clube histórico inglês Leeds United em 2018, com a equipa na II Divisão. Logo num dos primeiros treinos, mostrou o seu caráter. Depois de se informar sobre quanto tempo, em média, os adeptos tinham de trabalhar para comprar um bilhete, obrigou os jogadores a recolher lixo nas imediações do centro de treinos durante três horas, para perceberem os sacrifícios que os fãs fazem pelo clube.

No final da época, num jogo decisivo para a subida de divisão, o Leeds ficou em vantagem com um golo obtido quando os adversários pediam para um companheiro ser assistido. De imediato, El Loco (como é conhecido Bielsa no mundo do futebol) deu instruções para os seus jogadores deixarem o Aston Villa empatar. O jogo terminou, outra equipa subiu e o Leeds teve de esperar pela época seguinte para, então, regressar à I Divisão. O fair-play é que não pôde esperar.

Partilhar
Tags
Campeões
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.