Sala de convívio
27 março 2024

A herança do circo

Tempo de leitura: 1 min
O circo – cujo Dia Mundial é comemorado a 27 de março – é das mais antigas formas de arte do mundo.
Jorge Ferreira
---

Acredita-se que o circo nasceu na Grécia antiga, cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

O circo moderno que conhecemos surgiu na Inglaterra em 1768.

No decorrer do século XX, houve grandes mudanças, com a introdução de novas tecnologias e atuações cada vez mais elaboradas.

Cultura, arte e política

No Império Romano, era famosa a expressão “pão e circo”, que aludia ao meio utilizado pelos governantes para manter as populações sob controlo. Ou seja, facultavam alimento e diversão para que as pessoas não reclamassem. No entanto, o circo já foi um meio de protesto político.

As artes circenses também têm sido inspiração para muitos artistas, como, por exemplo, Picasso, que o imortalizou em obras de arte. O mesmo acontece no cinema e noutros quadrantes artísticos.

O circo hoje

Atualmente, os circos compreendem também elementos de teatro, música e dança. A criatividade e a perícia dos intérpretes circenses tornaram esta expressão artística única e duradoura. Expandiu-se das tendas para espetáculos em teatros e noutros espaços de variedades. Passou de um carácter improvisado e amador para algo bastante mais sério, em que a utilidade educativa é reconhecida. O circo ensina disciplina, trabalho de equipa, autoconfiança, entre outros valores. E continua a encantar pessoas de todas as idades.

Partilhar
Tags
Sabes
---
EDIÇÃO
Abril 2024 - nº 627
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.