Sala de convívio
18 abril 2020

Desportistas africanos

Tempo de leitura: 2 min
Este mês vamos falar-vos dos atletas Ousmane Dembelé, futebolista francês de ascendência africana e de Murielle Ahouré, velocista da Costa do Marfim.
África González
Jornalista
---

Ousmane Dembelé

França – Futebolista

De ascendência africana, o seu pai é do Mali e a sua mãe tem raízes no Senegal e na Mauritânia. Ele nasceu há 21 anos, em Vernon, França.

Atualmente, joga como extremo-esquerdo no F. C. Barcelona e é internacional pela seleção francesa, com a qual foi campeão do mundo em 2018.

Jogou futsal até aos 13 anos, quando começou a destacar-se. Transferiu-se para a equipa juvenil de futebol de onze do Evreux, e, com 18 anos, foi contratado para a equipa principal do Rennes. Naquela época 2015-2016, marcou 12 golos em 29 jogos e foi eleito o melhor jogador jovem em França.

No ano seguinte, foi contratado pela equipa alemã do Borussia Dortmund. Em 2017, assinou pelo Barcelona por cinco temporadas.

Joga bem com os dois pés e a sua maior habilidade é o drible.

 

Pag51A

Murielle Ahouré

Costa do Marfim – Velocista

Foi no Campeonato do Mundo de Atletismo de pista coberta em Birmingham, Inglaterra, em março de 2018, que Ahouré fez história. Era a final feminina dos 60 metros planos. Algumas semanas antes, o seu pai tinha morrido de cancro. Ela ocupou a dianteira e, num piscar de olhos, chegou à meta com uma diferença assinalável em relação às rivais. A velocista marfinense, com 30 anos, fez a marca espetacular de 6,97 segundos. Mas o histórico do acontecimento foi que, além de ser a sua primeira medalha de ouro num campeonato do mundo, foi também a primeira vez que um velocista africano, masculino ou feminino, vencia a prova dos 60 metros.

No seu palmarés, conta também com duas medalhas de prata em campeonatos mundiais, nos 200 e 100 metros.

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passes este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

 

 

 

 

Partilhar
---
EDIÇÃO
Março 2024 - nº 626
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.