Sala de convívio
26 dezembro 2020

Brinquedos e brincadeiras

Tempo de leitura: 1 min
Documentário mostra como reconectar as crianças e os adolescentes com a Natureza pode revolucionar o presente e o futuro na Terra.
Fernando Félix
Jornalista
---

Muitos dos presentes de Natal para os mais novos são brinquedos. Contudo, os especialistas em pedagogia e psicologia dizem que brincar não é só jogar com brinquedos, brincar é o corpo interagir com a Natureza, com os outros, com os próprios limites e capacidades.

Alguns pedopsiquiatras vieram a público alertar para uma realidade que os preocupa: hoje há crianças de 3 anos que, ao fim de dez minutos de brincadeira, dizem que estão cansadas; há crianças de 5 e 6 anos que não sabem saltar ao pé-coxinho; há crianças com 7 anos que não sabem saltar à corda...

Por isso, dizem que é muito importante a criança estar no recreio, frequentar jardins públicos e os espaços de jogo, para bem da sua saúde física e mental, e para melhor aproveitamento escolar e boa interação na sociedade.

O documentário brasileiro «O começo da vida 2 – Lá fora», disponível nas principais plataformas digitais, mostra como reconectar as crianças e os adolescentes com a Natureza pode revolucionar o presente e o futuro na Terra.

Sobre o filme

Título: O começo da vida 2 – Lá fora

Realizadora: Renata Terra

Género: Documentário

Duração: 1h30

Amostra:

https://youtu.be/9yNv6U02W1M

Partilhar
---
EDIÇÃO
Janeiro 2021 - nº 592
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.