Sala de convívio
22 março 2022

Tornar-se pessoa

Tempo de leitura: 1 min
A fábula de Pinóquio continua a ser uma reflexão sobre o desejo de cada criança de ocupar o seu lugar, tornar-se pessoa e ser reconhecida como tal.
Fernando Félix
Jornalista
---

O filme Pinocchio: A True Story («Pinóquio: Uma História Verdadeira») é uma versão bem-humorada do conto clássico de Carlo Collodi. Na história original, o Pinóquio é esculpido de um tronco pelo carpinteiro Geppetto. Ele nasce como um boneco de madeira, mas sonha ser um menino de carne e osso. E uma fada promete conceder-lhe esse sonho, se ele for bom e bondoso. O Pinóquio jura que tudo fará para conquistar essa dádiva. Todavia, erra, sofre e redime-se, até conseguir ser um menino de verdade.

Nesta versão, o Pinóquio foge da casa de Geppetto para ver o mundo, acompanhado do cavalo Tibalt. Ele vai juntar-se a um circo itinerante, que tem como gerente um empresário traiçoeiro, chamado Mojafoko.

Nesta aventura, o Pinóquio vai amar, sofrer, ficar magoado, desiludir-se. No entanto, e sobretudo, ele vai ter de tomar uma atitude heroica: quando descobre que o circo é uma fachada para roubos, ele tem de fazer parar a onda de crimes para conquistar o seu amor e cumprir o seu sonho de tornar-se humano.

A fábula de Pinóquio continua a ser uma reflexão sobre o desejo de cada criança de ocupar o seu lugar, tornar-se pessoa e ser reconhecida como tal.

Sobre o filme

Título: Pinocchio: A True Story

Realizador: Vasiliy Rovenskiy

Género: Animação

Duração: 1h20

Assiste:

https://youtu.be/Z4ArXSwALDU

Partilhar
---
EDIÇÃO
Julho 2022 - nº 609
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.