À volta do mundo
03 setembro 2019

Pessoas, culturas e tradições

Tempo de leitura: 1 min
A cultura de um povo são os modos como ele expressa a sua relação com a realidade circundante, pela linguagem, as artes, o vestuário, o penteado, a arquitetura, etc.
---

Aprender o vocabulário e a gramática de um povo africano é mais do que aprender a falar, ler e escrever, é conhecer os sentimentos íntimos das pessoas e é perceber o que é importante para elas. Um exemplo: nos povos onde se dá um dote pela noiva, quando dizem, escrevem, desenham ou filmam uma vaca, não estão só a descrever um animal, a vaca é também a esperança de poder casar.

Por isso, ao visitar África, é fundamental ir a bibliotecas; visitar casas de escritores; entrar em galerias de arte e ver os artistas a trabalhar; percorrer aldeias - como Tiébélé, no Burquina Faso, onde cada casa é uma obra de arte por causa das suas pinturas repletas de mensagens; visitar museus (desde o Museu do Apartheid, na África do Sul, ao Museu de Arte Moderna de Argel, na Argélia, passando pela Casa dos Escravos, no Senegal, ou o Museu da Música, no Burquina Faso); ver cinema; ouvir música, sobretudo aquela com danças e cantos rituais.

Partilhar
Tags
Artigos
---
EDIÇÃO
Setembro 2019 - nº 577
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.