À volta do mundo
20 abril 2020

Plantas que aliviam do stress

Tempo de leitura: 3 min
Uma boa ideia para aliviar o stress poderá ser utilizar os benefícios das plantas de que falamos este mês.
Margarida Brotas
---

Com todas as obrigações do dia a dia, por vezes sentimos muita pressão. É importante saber parar e arranjar estratégias que nos ajudem a descansar e a descomplicar. Uma boa ideia poderá ser utilizar os benefícios das plantas, como estas que te apresento este mês! Venham daí conhecer o seu poder de relaxamento!

Crisântemo

O crisântemo, uma flor muito bela e de cores vivas, auxilia na diminuição dos níveis de preocupação e stress. Geralmente é tomado como chá, ajudando a relaxar o corpo e a aumentar o metabolismo. Também é uma excelente fonte de vitamina C, sendo ideal para despertar o sistema imunitário e tratar de tosse e constipações.

Gerbera

A gerbera é outra flor lindíssima, pertencente à família das margaridas. As suas pétalas repletas de cores inspiram sensações de calma no corpo e dão vivacidade a qualquer sala. São capazes de remover benzeno do ar, um composto químico tóxico encontrado em tintas. Pelo facto de aumentarem os níveis de oxigénio durante a noite, contribuem para dormir melhor.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta, uma planta bem cheirosa e fácil de crescer, pode funcionar como refrescante natural do ar em casa, providenciando uma atmosfera calma. Vários estudos indicam que ajuda a diminuir os níveis de frustração e a despertar o estado de alerta. Além disso, o mentol, um composto orgânico que se encontra nesta planta, ajuda a relaxar os músculos e auxilia na digestão.

Bonsai

O bonsai é uma espécie de árvore em miniatura que cresce em vasos pouco profundos. Olhar para um bonsai devidamente cuidado é um exercício bastante meditativo, parecido à observação de arte! Além de ser maravilhoso apreciar as linhas e fissuras do seu tronco, assim como os ramos e folhas em miniatura, é também bastante relaxante podar esta miniárvore. É um excelente passatempo para quem quer sentir-se mais calmo!

Manjericão-santo

O manjericão-santo, uma planta sagrada para os hindus, tem folhas verde-acinzentadas alongadas. O seu cheiro doce e refrescante e as suas flores cor de lavanda são muito agradáveis, apelando de forma agradável aos sentidos. É conhecido por reduzir o stress e promover claridade mental. Pode ser mastigado ou utilizado em bebidas.

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passes este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2020 - nº 585
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.