À volta do mundo
13 maio 2020

Cinco plantas para polinizadores

Tempo de leitura: 3 min
Sabiam que uma das funções principais das flores é atrair insetos e pequenos animais? É verdade, a relação entre uma planta e um polinizador é essencial, porque estes bichos ajudam-nas a reproduzirem-se!
Margarida Brotas
---

Uma boa ideia para facilitar o trabalho a ambas as partes é plantar nos vossos jardins ou varandas uma das cinco espécies de plantas de que vos vou falar neste texto.

Asclépias

As asclépias são um género de plantas que floresce no verão e cuja flor pode ser branca, rosa, laranja ou verde. Têm um papel importante para a diversidade e abundância de polinizadores que sustentam, como abelhas, vespas, borboletas, traças e até mesmo beija-flores. O mel que produzem é quase branco e possui um sabor muito suave.

Trevo

Pag44A-Trevo

Sabiam que o trevo é considerada a mais importante das plantas de mel da América do Norte? Produz néctar com enorme valor comercial e atrai uma grande variedade de abelhas, borboletas e vespas. Para beneficiar os polinizadores, deve-se plantar diversas espécies de trevo, pois todas elas são bastante valiosas para as abelhas. Além disso, o trevo é utilizado na produção de estrume e é também capaz de fixar azoto. 

Menta

Pag44B-Menta

A menta tem uma reputação menos boa por ser uma planta que se multiplica e ocupa uma área cada vez maior, mas é ótima para abelhas e abelhões. Se a querem plantar na vossa casa, forneçam-lhe um solo húmido e rico. Podem também aproveitá-la para fins culinários, já que a menta dá um excelente toque a sobremesas e faz um chá frio delicioso. Também possui vários usos medicinais, especialmente para bem do sistema digestivo. 

Tremoceiro

Pag44C-Tremoceiro

O tremoceiro – planta cuja semente é o tremoço – é também uma das favoritas das abelhas e borboletas. Floresce entre a primavera e o verão, dando origem a flores azuis, roxas, amarelas ou brancas. Podem ser encontradas em desertos, dunas e montanhas. A maior parte das espécies de tremoceiro produzem pólen de alta qualidade. 

Solidago

Pag44D-Solidago

Os solidagos são um género de plantas que fornece pólen mais tarde no ano. De cor amarela ou branca, florescem entre o fim do verão e o outono. Atraem abelhas, traças e borboletas, que armazenam grande quantidade de pólen das suas flores antes do inverno.

 

_________________________________________

Nestes tempos da covid-19, pedem-nos que fiquemos em casa para nos protegermos, cuidar de nós e dos nossos e ser solidários com a comunidade. Os Missionários Combonianos e as revistas Além-Mar e Audácia querem contribuir para que passe este período da melhor forma possível e, por isso, enquanto durar a quarentena, decidimos tornar de leitura livre todos os conteúdos das nossas publicações missionárias.

Partilhar
---
EDIÇÃO
Maio 2020 - nº 585
Faça a assinatura da Audácia. Pode optar por recebê-la em casa e/ou ler o ePaper on-line.