Actualidades
12 julho 2019

Bispos portugueses felizes com canonização de Bartolomeu

Tempo de leitura: 1 min
Beato representa um modelo para a renovação da Igreja
---

Em nota publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), os bispos afirmam que “é com enorme alegria que acolhemos a decisão do Papa Francisco de canonizar Bartolomeu dos Mártires”.

De acordo com a nota, o beato representa um “grande modelo para a renovação da Igreja”.

“Um anúncio recebido com júbilo, quer pelos pastores e povo de Deus que vive nas dioceses do seu nascimento (Lisboa) e da sua vida como Pastor (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança-Miranda), quer por toda a Igreja universal e em Portugal”, refere a nota da CEP.

A canonização vai realizar-se a 10 de novembro.

A 1 de maio de 2014, por ocasião dos 500 anos do seu nascimento, a Conferência Episcopal Portuguesa publicou um Nota Pastoral que apontava Bartolomeu dos Mártires como “um dos mais insignes promotores da renovação da Igreja nos tempos modernos. Mergulhado em Deus e conduzido pelo Espírito, ele soube, num período particularmente conturbado da vida da Igreja, intercetar caminhos de grande degradação de costumes e encetar vias de rejuvenescida evangelização”.

A nota da CEP termina a desejar que o próximo dia 18 de julho, memória litúrgica do Beato Bartolomeu dos Mártires, “seja ocasião propícia para uma grande ação de graças em todas as comunidades cristãs pelo anúncio da sua canonização”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail