Actualidades
23 julho 2019

Papa escreve carta ao presidente da Síria

Tempo de leitura: 1 min
Francisco está profundamente preocupado com a situação humanitária no país
---

O Papa Francisco enviou uma carta ao presidente da Síria Bashar al-Assad, entregue pessoalmente pelo cardeal Peter Turkson.

Na carta, o Santo Padre expressa a sua profunda preocupação pela situação humanitária no país, nomeadamente em Idlib, cidade a 300 quilómetros de Damasco, onde se têm registado bombardeamentos aéreos nos últimos dias contra os rebeldes.

No documento, o Papa pede a proteção da vida dos civis e que se reverta a catástrofe humanitária. Francisco pede ainda iniciativas concretas por um retorno seguro dos deslocados, a libertação de prisioneiros e acesso às famílias a informações de seus entes queridos, condições de humanidade para os presos políticos, junto com um apelo renovado para a retomada do diálogo e a negociação com o envolvimento da Comunidade internacional.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de três milhões de pessoas sofrem com a deterioração da situação humanitária na região. Pelo menos 350 civis foram mortos em combates recentes e mais de 330 mil foram deslocados, enquanto os ataques contra a infraestrutura civil continuam, inclusive contra as unidades de saúde.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail