Actualidades
24 julho 2019

Papa indica que prevenir é a chave contra o abuso

Tempo de leitura: 2 min
Ninguém impeça uma criança de chegar a Jesus
---

“Prevenir, prevenir. Esta é a chave para garantir que as crianças não sejam abusadas. Este é o apostolado da prevenção”, afirma o Papa.

Em mensagem de vídeo enviada aos participantes de um curso sobre protocolos e processos de prevenção realizado no México, Francisco destaca que a proteção dos menores é um “problema sério”.

“Todos nós conhecemos a vergonha que este problema trouxe à Igreja, que nossos membros estejam envolvidos nesses crimes” refe o pontífice.

“Deixai vir a mim as crianças”, disse o Papa a recordar as palavras de Jesus, enfatizando que qualquer um, seja religioso, leigo ou bispo, “que impeça uma criança de chegar a Jesus, deve ser detido em suas atitudes, corrigido, se estivermos em tempo, ou punido, se houver um crime”.

De acordo com o Santo Padre, “Dom Bosco intuiu isso e instituiu um modo de agir na educação que foi chamado de sistema preventivo, criticado nos períodos mais iluministas da instrução.

“Esse sistema”, explica o Papa, “tem um grande valor porque não se sabe nunca onde uma criança pode ser abusada, onde uma criança será desviada, onde irão ensiná-la a fumar drogas, o que é uma forma de corrupção”. “Não pensemos somente ao abuso sexual, mas a todo tipo de abuso”, concluiu.

O Centro de Investigação e Formação Interdisciplinar para a Proteção de Menores (Ceprome) nasceu de um acordo de colaboração, em 2016, entre a Pontifícia Universidade do México e o Centro de Proteção à Criança, sediado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O curso foi inaugurado no auditório da Pontifícia Universidade do México pelo núncio apostólico, dom Franco Coppola, com uma palestra focada no tema “A prevenção do abuso na Igreja latino-americana”.

 

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail