Actualidades
11 setembro 2019

Papa sobre viagem à Moçambique: “fui espalhar sementes de esperança”

Tempo de leitura: 1 min
Em África, Francisco visitou Moçambique, Madagáscar e Maurícia
---

Durante a audiência geral desta quarta-feira, 11 de setembro, o Papa Francisco recordou sua recente viagem à África (a quarta desde o início do pontificado) e disse que foi espalhar sementes de esperança, paz e reconciliação.

“A Moçambique, fui espalhar sementes de esperança, paz e reconciliação numa terra que já sofreu tanto por causa dum longo conflito armado e, na primavera passada, foi atingida por dois ciclones devastadores. Procurei encorajar os líderes do país a trabalhar juntos pelo bem comum e convidei os jovens a vencer a resignação e a ansiedade, difundindo a amizade social e conservando as tradições dos mais velhos”, referiu o Papa.

Sobre o encontro, ainda em Moçambique, com os Bispos e sacerdotes, consagrados e catequistas, Francisco disse que renovou com eles “o compromisso do nosso «sim» generoso a Deus, que não cessa de nos chamar a permanecer fiéis ao nosso primeiro amor, fazendo-o frutificar em benefício dos irmãos”.

Como exemplo do amor aos irmãos, o Papa utilizou a visita ao Hospital de Zimpeto, “que dá à luz a esperança em irmãos e irmãs que já a tinham perdido completamente”.

Sobre a sua presença em Madagáscar e nas Ilhas Maurícias, Francisco destacou “conhecido espírito de solidariedade” desses povos e o desejo de que esta característica “os ajude a harmonizar as diferenças” e “construir juntos o futuro da nação”, conjugando “o respeito pelo meio ambiente com a justiça social”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail