Actualidades
07 outubro 2019

Cristo Vive! Levanta-te e caminha!

Tempo de leitura: 3 min
Jovens em Missão divulgam tema para o ano pastoral e Guião com percurso missionário para jovens
---

O tema do grupo Jovens em Missão (JIM) para o ano pastoral 2019/2020 é «Cristo Vive! Levanta-te e caminha!».

Este ano vamos caminhar a seguir o que propõe o Papa Francisco para os jovens, em especial olhar e pôr em prática a exortação apostólica “Cristo Vive”.

Dois eventos particularmente especiais enchem de alegria e entusiasmo o coração da Igreja portuguesa e da pastoral dos jovens: um é a exortação Apostólica, “Cristo Vive”, sobre o tema “Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional”, publicada a 25 de março de 2019, que o Papa Francisco dirige aos jovens na sequência do Sínodo dos Bispos. O outro acontecimento foi o anúncio de que as próximas “Jornadas Mundiais da Juventude” serão em Portugal, em Lisboa, em 2022.

Motivadas por estes dois acontecimentos, muitas dioceses em Portugal estão a enveredar por um novo estilo de catequese de adolescentes e jovens, que procura seguir as indicações do Papa Francisco na “Cristo Vive”.

Para participarmos ativamente nesta caminhada dos jovens na Igreja portuguesa, colocamos este Guião à disposição de todos os jovens que o quiserem utilizar como complemento do caminho que já vão fazendo em direção às JMJ de 2022.

O esquema e o material que propomos para cada mês é muito simples e pode ser livremente adaptado. Também se pode utilizar numa só sessão, ou em várias sessões durante o mês, segundo o que seja mais conveniente para o programa do grupo.

  • O que desejamos é propor um caminho que concretize a “Cristo Vive”: encontros com Jesus através de momentos de oração e reflexão profundos e intensos; projetos e atividades concretas de serviço aos outros; ajudar a caminhar com toda a Igreja, num estilo e conteúdo adequado aos jovens de hoje. Seguimos o tema proposto para preparar a JMJ 2022 – Levanta-te e caminha! Pondo os jovens a caminhar do modo que sugere o Papa na “Cristo Vive” e num espírito e estilo missionário.
  • Os animadores do movimento JIM – Jovens em Missão, ligados à Família Comboniana – estão dispostos a apoiar e caminhar junto com os grupos e jovens que queiram seguir este itinerário, dando-lhes inteira liberdade de usar este material e, se o quiserem, pedir a nossa presença, sugestões, acompanhamento e propostas de projetos concretos de serviço (os nossos contactos estão na última página do Guião).
Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail