Actualidades
17 outubro 2019

Acabar com a pobreza extrema é crucial para um futuro sustentável

Tempo de leitura: 2 min
Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza é assinalado hoje, 17 de outubro
---

“O fim da pobreza extrema está no centro dos esforços mundiais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir um futuro sustentável para todos”, afirma o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem para assinalar o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, celebrado nesta quinta-feira, 17 de outubro.

O chefe da ONU alerta que “o sucesso em não deixar ninguém para trás permanecerá ilusório se não atingirmos as pessoas que estão mais atrás primeiro”.

Guterres destaca que “a pobreza condena muitas crianças a uma vida de desvantagens e perpetua a transferência desses problemas de geração para geração.”

“Um futuro sustentável para todos é improvável, a menos que a globalização beneficie todas as crianças, suas famílias e comunidades”, afirma.

Além disso, as crianças de hoje terão de viver com o que o chefe da ONU descreveu como “as consequências devastadoras das mudanças climáticas”, a menos que sejam tomadas medidas agora.

Assim, Guterres observa que uma das soluções para acabar com a pobreza infantil é “resolver a pobreza das famílias.”

Segundo ele, embora o acesso a serviços sociais de qualidade deva ser uma prioridade, quase dois terços das crianças carecem de políticas de proteção social.

Guterres também disse que políticas orientadas para a família são indispensáveis, a salientar a flexibilidade de horários, as licenças parentais e os serviços de cuidados, como creches.

“Neste Dia Internacional, vamos comprometer-nos em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 e uma globalização justa que funcione para todas as crianças, suas famílias e comunidades”, conclui a mensagem do secretário-geral da ONU.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail