Actualidades
14 novembro 2019

Em África, as guerras são quase sempre políticas e económicas

Tempo de leitura: 1 min
Fórum pela Paz de Paris contou com a participação de chefes de Estado africanos
---

O Fórum pela Paz que decorreu na cidade de Paris entre os dias 11 e 13 de novembro contou com a presença de chefes de Estado africanos.

“O Fórum leva-nos a refletir sobre a necessidade de uma estratégia para enfrentar o desafio da paz, a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável. Em África, as guerras são quase sempre políticas e económicas”, afirma o padre Donald Zagore, teólogo marfinense da Sociedade das Missões Africanas (SMA).

“As guerras em África não explodem pela ação do povo, mas pela ganância dos políticos famintos por poder e dinheiro", lamenta Zagore.

“Não se podem apresentar aos olhos do mundo como apóstolos da paz preocupados com o bem-estar das populações africanas e, ao mesmo tempo, financiar revoltas e apoiar o terrorismo para desestabilizar os países, a fim de saquearem os seus recursos livremente”, alerta o sacerdote.

“A paz na África é acima de tudo um desafio político. Os nossos políticos devem primeiro desejar a paz do fundo dos seus corações. Enquanto as ações dos nossos políticos não refletirem os seus discursos sobre a paz, permanecerão apenas palavras”, refere o padre Zagore.

Em sua segunda edição, o Fórum pela Paz de Paris 2019 teve como tema “A defesa do multilateralismo contra o crescimento dos nacionalismos”.

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail