Actualidades
18 novembro 2019

RD Congo: Exército lança ofensiva contra grupos terroristas

Tempo de leitura: 2 min
Dezenas de civis foram mortos em verdadeiros massacres
---

O exército da Republica Democrática do Congo (FARDC) lançou uma operação para desmobilizar os grupos terroristas em diversas regiões do país. Nas duas últimas semanas, os massacres praticados por grupos armados fizeram pelo menos 54 mortos.

“Aqui no Kivu Norte, na diocese de Butembo-Beni, vivemos tempos de grande sofrimento”, escreve o padre Claudino Gomes, comboniano em missão na RD Congo.

De acordo com o missionário, “foi lançada a «grande ofensiva» do exército nacional contra os terroristas de várias designações”.

“Os mais ativos são os islâmicos e os maimai... Em duas semanas, os massacres praticados alegadamente por estes terroristas já mataram, à machadada e à catanada, mais de 40 pessoas incluindo crianças. Um dos povos que mais sofre são os pigmeus”, conta-nos o P. Claudino.

No entanto, o próprio exército também é acusado de matar civis aparentemente sem motivos. Após um dos massacres, uma mãe a chorar testemunhava que foram os soldados que lhe mataram os quatro filhos. Inclusive, circula a informação de que oficiais das FARDC foram detidos no dia 16 de novembro, na sequência de um duplo massacre praticado no dia anterior.

As acusações contra o exército nacional não são novidade. Há muito tempo que as pessoas dão testemunho de que os soldados maltratam e roubam alimentos da população.

Há também os sequestros. Num caso ocorrido em Muhangi, conselho de Lubero, a poucas dezenas de quilómetros de Butembo, dez crianças foram raptadas de uma escola. O pároco local, a arriscar a própria vida, negociou com os maimai para libertar as crianças.

IMG-20191116-WA0009

IMG-20191116-WA0010

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail