Actualidades
05 dezembro 2019

A força do voluntariado para reduzir desigualdades

Tempo de leitura: 1 min
Dia Internacional do Voluntário é celebrado hoje
---

Celebra-se nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário 2019. Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem como tema de inspiração “Voluntário para um futuro inclusivo”, a destacar os voluntários que contribuem para a inclusão e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, reduzindo a desigualdade dentro e entre os países.

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.

De acordo com Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), “em Portugal o voluntariado é, inequivocamente, uma força de mudança”.

Em comunicado por ocasião desta celebração, a CPV manifesta a sua “gratidão a todos os portugueses e portuguesas” que se “empenham na edificação do bem comum”, em atividades assistenciais no plano social e da saúde, educativas, culturais, desportivas, ambientais e políticas.

O voluntariado oferece oportunidades para que as pessoas, especialmente aquelas que são frequentemente excluídas, impactem concretamente as suas próprias vidas e desempenhem um papel construtivo nas suas comunidades, oferecendo o seu tempo e habilidades. Por meio do voluntariado, as comunidades ao redor do mundo geralmente experimentam solidariedade e inclusão reforçadas.

Razões para fazer voluntariado:

Ajudar o próximo

Bem-estar

Conhecer novas pessoas

Convívio

Ganhar experiência

Conhecer novas realidades

Vencer obstáculos

Partilhar
Newsletter

Receba as nossas notícias no seu e-mail